Newsletter

Tags

Comida Japonesa em Orlando

japan-food-aki

Muitos de nossos clientes são descendentes de japoneses, assim como eu. E durante uma viagem longa, todos dizem que sentem falta de comer pelo menos um gohan (o arroz japonês) e tomar um misoshiru (a sopa de pasta de soja fermentada). Como muitos clientes viajam para Orlando, estas são as minhas dicas, também para os não-descendentes, de boa comida tradicional japonesa nas terras do Mickey.

Orlando tem vários restaurantes japoneses, inclusive dentro do Epcot, no Pavilhão Japonês, mas a maioria deles não é tradicional. Na maioria encontraremos comida japonesa americanizada, muito parecida com o que é servida nos rodízios aqui no Brasil.

Os americanos gostam muito do hibachi, as chapas de alumínio onde o cozinheiro faz malabarismos, gracinhas e a comida. Mas hibachi no Japão é o nome de um pote para se colocar carvão: no Japão estes tipos de restaurantes são chamados de teppanyaki e não são comuns e nem pouplares. Benihana, Kobe e Teppan Edo no Epcot são alguns dos mais conhecidos neste segmento. 

Os americanos também gostam de teriyaki, que até se mistura com comida cajun e comida chinesa em alguns fast foods. Não é ruim, mas está longe do tradicional. É prato certo nas praças de alimentações dos shoppings. O Katsura Grill do Epcot segue esta tendência.

Para quem curte os rodízios no Brasil, os sushi bars de lá podem ser uma boa opção. Spyce Tuna, Hot Roll, ... todos estes nomes ingleses indicam porque não são tradicionais. 

Mas vamos ao que interessa:

Hanamizuki (http://www.hanamizuki.us/)
Conhecemos este restaurante por acaso em 2008, depois de um jantar sem graça no Rangetsu (fechou este ano) no dia anterior. Depois disso, todas as vezes que viajamos para lá, acabamos indo várias vezes, em especial por causa de nosso filho que não é de comer pratos estadosunidenses. O seu proprietário e chef japonês trabalhava no restaurante Chikubu de Nova York. Resolveu se aposentar e, como os americanos, mudou-se para a Flórida, onde faz calor e tem muitos campos de golfe. Mas acabou abrindo seu restaurante em Orlando. Os preços, quando convertidos ao real, são menores do que em bons restaurantes japoneses de São Paulo. O ambiente é bonito, o atendimento é formal e tem macarrões, empanados, sushis, ensopsados e até kaiseki ryori. Pela noite é comum estar lotado, principalmente nas altas temporadas.

Japan Food Aki (7460 Universal Boulevard)
Na nossa última visita a Orlando conhecemos o Aki. O proprietário e chef também é japonês. O ambiente é informal e muito mais simples que o Hanamizuki, assim como o atendimento. Os preços são menores mas a comida também é muito boa. Tem uma grande variedade de pratos, simples e bons para o dia-a-dia. 

Hanamizuki x Aki

No Hanamizuki, os preços de jantar são mais altos que do almoço, enquanto que o Aki mantém o mesmo cardápio no almoço e jantar. Em relação a preço, o Aki é melhor, mas os preços de almoço do Hanamizuki também são convidativos. O Aki também é recomendável se você estiver com crianças (as bagunceiras!), porque o Hanamizuki, por ser um ambiente mais formal, não aceita a correria das crianças e nem permite você levar, por exemplo, um sanduíche de fora para o restaurante, caso seu filho não curta comida japonesa.

Faça você mesmo

Quem está com orçamento apertado para a alimentação, ou quer aproveitar que está se hospedando em um hotel ou casa com cozinha, pode também comprar alguns produtos para fazer sua própria comida japonesa. No Walmart, procure a seção de comidas asiáticas. Lá você encontrará arroz californiano (que é melhor que o arroz tipo japonês vendido no Brasil), cup lamens, shoyu, etc. Produtos da marca Annie Chun's quebram o galho: tem um arroz muito bom, pré-cozido, que só precisa ser esquentado em microondas. Mas quem quer ingredientes realmente japoneses deve ir até ao J Food Mart (7452 Universal Blvd), ao lado do restaurante Aki. Lá você encontra quase tudo que você imagina de produtos japoneses, como furikake, tofu, kare, etc. Só não vai encontrar as verduras (Whole Food Market é ótimo para as verduras, caso você esteja perto de um).

Tem alguma outra dica de Comida Japonesa em Orlando? Deixe a sua dica nos comentários abaixo!

jaywaystravel Feliz Ano Novo! Já programou suas viagens para 2017? Conte conosco! Já estamos com bloqueios até as férias de julho! #jaywaystravel
jaywaystravel RT @starwars: Star Wars was born 39 years ago today in theaters not so far, far away. Where did you first experience it? https://t.co/Esm99
jaywaystravel Você não pode perder o roteiro Japão Gourmet 2016. Desbravaremos a região norte do país provando sua deliciosa... https://t.co/XOjGamoYfy
jaywaystravel Seminário Universal Orlando Resort @UniversalORL #visitusa #SaoPaulo

Redes Sociais